Edições da Galeria Jeanne Bucher Jaeger

Artes & Letras

INFO
27 Set 17 - 21 Jan 18 Museu

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, em colaboração com a Galeria Jeanne Bucher Jaeger, de Paris, e com o patrocínio da Fundação EDP, mecenas principal do museu, traz a Lisboa uma selecção da sua colecção de livros de artista que traduz um dos mais criativos períodos artísticos, o início do século XX, e conta a história da arte e dos artistas da icónica galeria parisiense ao longo de quase um século. 

Em 1925 Jeanne Bucher (1872-1946) instalou em Paris uma galeria-editora que se tornou um importante espaço de divulgação de tendências e artistas franceses e estrangeiros. 

Para além da organização de exposições, a promoção e divulgação artísticas foram fomentadas pela Galerie Jeanne Bucher através de uma intensa actividade de edição de catálogos, livros e objectos de artistas, de tiragem limitada, iniciada logo em 1925. Ao promover estas edições – muitas delas resultantes de colaborações entre escritores, poetas e artistas plásticos –, Jeanne Bucher explorava o seu amor pelos livros, pela literatura e pela arte. 

Depois da sua morte, o seu sucessor na direção da galeria, Jean-François Jaeger, deu continuidade, a partir de 1947, à política de exposições e edições iniciado por Jeanne Bucher. A par da edição de livros de arte, Jean–François Jaeger tem promovido outro tipo de edições, como catálogos, monografias e séries limitadas de gravuras, concebidas pelos numerosos artistas que representam. A sua filha Véronique Jaeger (bisneta de Jeanne Bucher) continua, desde 2003, a desenvolver edições de artistas contemporâneos. 

Nesta exposição, dedicada à importante actividade editorial da Galerie Jeanne Bucher entre 1925 e 2017, estarão representados vários artistas com obras originais sobre papel (guache, desenho) como Ernst, Marcoussis, Braque, Picasso, Rouault, Matisse, Manessier, Bissière, Dubuffet e Vieira da Silva, entre outros; além de exemplares da sua obra gráfica e / ou literária, destacando-se os nomes de Jean Hugo, Tristan Tzara, René Char, Leopold Senghor ou Georges Hugnet. 

Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes travaram conhecimento com Jeanne Bucher em 1932 e desde essa data até à morte da galerista, em 1946, mantiveram com a galeria uma forte relação pessoal e profissional que se mantém até hoje.

Vista da exposição

Vista da exposição

Vista da exposição

Vista da exposição

Vista da exposição

Vista da exposição

Newsletter

Não perca as nossas exposições, eventos e oficinas

Portes gratuitos para Portugal Continental em compras superiores a 60€
This is default text for notification bar