Arquivo de Fotografia

O espólio fotográfico do casal Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva foi doado pela pintora para integrar o Centro de Documentação e Investigação da Fundação e é constituído por 1 200 fotografias [provas em papel] e alguns negativos em película e vidro.

 

A coleção inclui fotografias da infância e juventude dos artistas; registos da vida a dois, em diversas localizações e períodos; registos do casal por artistas fotógrafos; imagens de fotojornalismo e de cobertura de eventos e instantâneos de família e amigos. 

 

Vieira da Silva não gostava de ser fotografada, mas foi eternizada pela lente de profissionais como Carlos Moskovics, Willy Maywald, Denise Colomb, Fernando Lemos, Claude Magelhaes ou Ursula Zangger.

 

A pintora dizia que a objetiva só conseguia captar um único ângulo e as pes­soas são feitas de muitos. Nas centenas de registos da coleção podemos descobrir várias facetas da artista e do seu marido Arpad Szenes,

Os exemplares que agora damos a conhecer ao público apresentam Maria Helena e Arpad num registo mais intimista. São fotografias que captam poses naturais ou encenadas, actividades de lazer ou trabalho, retratos individuais, do casal ou em grupo. Apresentamos também registos ocasionais de pessoas próximas que, deste modo, diluem a conotação de Vieira como ser distante e reservado, e demonstram a simplicidade e generosidade que realmente definiam a sua essência e que recorrentemente são referidas.

Newsletter

Não perca as nossas exposições, eventos e oficinas