Clothilde e João Silva

Ciclo de Concertos para Quadros

Preço // BILHETE DO MUSEU //
24 Fev 24 - 24 Fev 24 Museu

Sábado. 24 de Fevereiro. às 17h00 \ no Auditório do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva.

Clothilde (máquinas e sintetizadores modulares) e João Silva (trompete e eletrónica) colaboraram pela primeira vez, em setembro de 2023, numa residência de criação sonora, que se materializou em dois concertos distintos: no festival de música exploratória Out.fest, no Barreiro, e na Casa da Cultura de Setúbal. O Ciclo de Concertos para Quadros recebe agora este duo para um terceiro exercício – a fabricação ao vivo de uma banda sonora para (ou a partir de) umas das obras da coleção da FAVS. Com toda a liberdade possível que já caracteriza as suas práticas como escultores do aural, do emotivo e do invisível.

Clothilde em cada concerto experimenta patchs diferentes, caminhos desenhados para chegar a um som comprometido com a clareza e a obscuridade orgânicas. Os trabalhos que lançou, como “Twitcher” (Labareda, 2018), “Os Princípios do Novo Homem” (Holuzam, 2021) e o mais recente álbum “Downhill Vignettes” (Self Release, 2023), são exemplos disso mesmo – registos de uma procura que se estende, ainda com outra intensidade ao vivo.

João Silva, trompetista e investigador, tem atuado na esfera da interpretação do repertório contemporâneo. Nos últimos anos, desenvolveu um interesse pela música para trompete e eletrónica. Mestre em Música pela Universidade de Música de Colónia (Alemanha) e doutorando em Música e Musicologia, especialidade em Interpretação, na Universidade de Évora, João dedica-se também à improvisação, participando em diversas performances de música experimental, frequentemente combinando elementos multimédia.

Os processos eletroacústicos, que ambos exploram, produzem sons viscerais. Dentro das máquinas estão metais condutores e cerâmicas isoladoras vindos do fundo da terra. A informação não se fecha. Reage às programações e reverberações humanas, imprevisivelmente, adicionando ritmos ou texturas aos arpejos, tornando-se uma extensão do corpo que os toca. Ligado depois à matéria circundante, incluindo a pedra e a madeira da sala, a própria água e o ferro dos espectadores.

 

///////

Ciclo de Concertos para Quadros

Concertos de música exploratória e concreta, onde se efectuam bandas sonoras para obras de Arpad Szenes e Vieira da Silva. A palavra quadro é aqui usada no sentido mais lato, abarcando trabalhos de diferentes fases, técnicas e construções. Algumas das obras selecionadas para estes concertos, raramente são mostradas ao público.

Convidamos, para este ciclo, criadores contemporâneos que propõem várias formas de trabalhar o visível e o audível, abrindo possibilidades de entendimento e de escuta das obras de arte nunca estáticas. Estes concertos serão programados no espaço do museu e no auditório, de acordo com os artistas convidados. As edições anteriores tiveram a participação de César Burago, Helena Espvall & Joana Guerra, João Pais Filipe e Eduardo Raon.

 

Fotografia | Clothilde _ João Silva @residência AMAC ©Pedro Roque aka eyesofmadness

Vieira da Silva, Mina, 1974, Manufactura de Tapeçaria de Portalegre, Col. MNAC em deposito na FASVS

Clothilde _ João Silva @residência AMAC ©Pedro Roque aka eyesofmadness

Clothilde

Newsletter

Não perca as nossas exposições, eventos e oficinas

Portes gratuitos para Portugal Continental em compras superiores a 60€
This is default text for notification bar