Carmen Troubles (2022, PT, 52´) de Vasco Araújo
A 8 de Fevereiro, aquando a inauguração das exposições de Ofélia Marques e das Obras da Colecção do Museu o filme será projetado 3 vezes (17h00/18h00/19h00), seguindo-se projeção nas quintas-feiras 15, 22 de Fevereiro e 7 de Março, às 17h00.
Carmen Troubles, 2022 é um filme que cruza a tradição operática e o activismo feminista cigano. A partir da história da ópera Carmen de Bizet analisa-se a imagem estereotipada, do sec. XIX, da figura de uma mulher cigana e como se constituiu e perpetuou o enorme preconceito que vigora no imaginário das sociedades ocidentais, e que se constitui como uma forma mais ou menos inconsciente de racismo. Simultaneamente, assistimos ao empoderamento de organizações de mulheres ciganas espanholas que visam, colectivamente, defender e alterar aquela que é ainda hoje a visão vigente das mulheres ciganas e das suas comunidades.
Ficha técnica:
Título/ Title: Carmen Troubles
País/ Country: Portugal
Data/ Date: 2022
Formato/ Formate: Univisiun (1:2)
Duração/ Duration: 52’
Argumento e Realização/ Script and Direction: Vasco Araújo
Interpretes/ Performers: Pilar Távora, Ana Maria Segovia Montoya, Beatriz Carrillo, Pastora Filigrana, Júlia Manzano e António Fernández Motoya “El Farru”, Absalon Motos Dual.
Tradução / Translation: Kennis Translation
Música/ Music : Música Original: “Soy lo que soy” composta e interpretada por António Fernández Montoya “Farru” e Júlia Manzano.
Outras Músicas: “Carmen Suites n.º1 e 2” de Georges Bizet, interpretada pela Philharmonia Cassovia, (dir. por Alfred Walter) licenciada por Naxos
Imagem/ Cinematography: João Pedro Plácido
Assistente de Imagem/ Cinematography Assistent: Roni Behara
Som/ Sound: Miguel Ângelo
Direcção de Arte/ Art Director: Vasco Araújo
Assistentes de Cenografia/ Cenography assistents: Sara Vicente, Ana Direito.
Montagem/ Editing: Vasco Araújo
Assistente de Montagem/ Editing Assistent: João Pedro Duarte
Montagem de Som e Mistura/ Sound Editing and Mixing: Roland Vajs
Colorista/ Colour editing: Paulo Américo.
Assistentes de Produção/ production assistents: Helena Pachon; Letícia da Costa Gonçalves.
Produção/ Production: Isabel Machado (C.R.I.M.)
///////
Ciclo olho, mão, liberdade!!! – Programação de cinema e conversas – foco filmes de artista
Em 2024, a programação de cinema será dedicada aos filmes de e sobre artistas, com formatos de apresentação que tomam partido do contexto e identidade do museu, que possibilitam vários formatos de apresentação que não são possíveis num cinema comercial (por exemplo a projecção contínua de um objecto), ou o entrosamento das propostas com o próprio programa e temáticas das exposições, servindo como uma extensão crítica das referidas. A projeção de filmes de artistas contemporâneos cria um novo espaço de programação dentro do museu, oferecendo uma experiência imagética alterna complementar à experiência das exposições.