Ana Pérez-Quiroga

Breviário do Quotidiano #8 - Casa-Atelier Vieira da Silva

Comprar Bilhete
27 Jan 22 - 08 Mai 22 Casa-Atelier

A casa de Ana Pérez-Quiroga (APQ) instala-se temporariamente na Casa-Atelier Vieira da Silva num projecto artístico.

A instalação APQhome, é composta por 12 telas monocromáticas em tons de azul e por um conjunto de esculturas-móveis, fotografia, cerâmica, vidro, desenhos, gravura e 1 neon, que recriam um Decorado (ambiente doméstico), numa ideia de forçar os limites artísticos.

Enquanto projeto artístico, esta instalação é ativada por mim em parceria com os vivenciadores. Desta forma, o sentido e o valor que dou ao espaço e aos objetos são reforçados por se tratar do espaço de Maria Helena Vieira da Silva, ainda preenchido por 3 peças de mobiliário, 3 cavaletes e 2 mesas de apoio de pintura pertença da própria artista. Em diálogo com estes objetos da Vieira da Silva, posiciono agora os objetos desenhados por mim; estes objetos transformam-se em objetos performáticos. Deste modo, convido os Vicenciadores a participar nesta instalação, onde a arte e a vida coexistem e se performatizam, como condição para vivenciar a obra de arte total.

O projeto APQhome pode ser consultado através do website – www.anaperezquirogahome.com – onde podem ser vistos todos os objetos que possuo em minha casa, organizados em 14 categorias e listados por esta ordem: Arte, Livros, Bric-à-Brac, Confecionar/Servir, Têxteis, Mobiliário, Iluminação, Eletrodomésticos, Estacionário, Higiene, Limpeza, Jardim, Pedras e Transporte, cada objeto contém uma legenda que o identifica e que inclui o preço para a sua aquisição. Estes objetos podem ser adquiridos, numa estreita ligação com as estratégias de negociação.

A artista APQ recebe, mediante marcação, os visitantes para conversas sobre arte.

Ana Pérez-Quiroga, artista visual, performer e realizadora. Doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra; Mestrado em Artes Visuais Intermédia da Universidade de Évora; Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Curso Avançado de Artes Plásticas, do Ar.Co. É investigadora no CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, onde se encontra a fazer um Pós-Doutoramento.

As suas temáticas centram-se em torno do quotidiano e seu mapeamento, na importância dos objetos comuns na construção da autorrepresentação, na identidade, nas problemáticas de género, na memória, na pósmemória e na cor. São materializadas em diversos suportes: instalação, objetos, fotografia, filme, têxteis e performance.

©FASVS.foto.JoaoKrull.APQ (23)

©FASVS.foto.JoaoKrull.APQ (15)

©FASVS.foto.JoaoKrull.APQ (17)

©FASVS.foto.JoaoKrull.APQ (19)

Parceiros e apoios
  • parceiro3
  • parceiro1
  • parceiro2

Newsletter

Não perca as nossas exposições, eventos e oficinas