Coleção

Obras da Coleção da Fundação

A coleção do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva reúne um núcleo de pintura e desenho, que cobre um vasto período da produção dos dois artistas.

ARPAD SZENES VIEIRA DA SILVA
Museu

Escolhido pela pintora Maria Helena Vieira da Silva para albergar a sua coleção e acolher a sua memória e a de Arpad Szenes.

O edifício corresponde à antiga Fábrica de Tecidos de Seda, simples e ampla casa pombalina ligada a uma estrutura fabril do início do século XX, na Praça das Amoreiras.

Saber mais

Uma Casa aberta, Um Atelier para todos

O n. 1 do Alto de São Francisco, junto à Praça das Amoreiras, em Lisboa, foi casa e local de trabalho da pintora Maria Helena Vieira da Silva e do seu marido, Arpad Szenes, antes da conturbada partida do casal para o Brasil e, posteriormente, da sua fixação em Paris. Já em período da sua consagração artística, Maria Helena e Arpad voltavam regularmente a Lisboa, à pequena escala do Alto de São Francisco.
Nos últimos anos de vida, a pintora manifestou o desejo de que a sua antiga casa e atelier se mantivessem de algum modo associados à produção artística e ao estudo da arte contemporânea. Legada à Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva (FASVS), criada ainda durante a sua vida, e depois de uma intervenção profunda de remodelação e conservação do edifício, a Casa-Atelier abre-se por fim a todos, com um programa que visa estreitar as relações com instituições e particulares que pretendam promover atividades de «aperfeiçoamento da arte contemporânea» e «desenvolvimento da cultura e educação artísticas», conforme previsto nos estatutos da FASVS.

Newsletter

Não perca as nossas exposições, eventos e oficinas

Portes gratuitos para Portugal Continental em compras superiores a 60€
This is default text for notification bar