A exposição Teatro Anatómico, de Maria José Oliveira e Maria Helena Vieira da Silva inaugura a 1 de Junho no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva.
A exposição, com curadoria de João Pinharanda, reúne 35 obras de Maria José Oliveira num diálogo íntimo com desenhos anatómicos de Maria Helena Vieira da Silva.
“O conhecimento de uma das mais importantes linhas de trabalho de Maria José Oliveira, desenvolvida ao longo de toda a sua trajectória de vida e centrada sobre o corpo (o seu corpo), conduziu-me à colecção de desenhos anatómicos de Vieira da Silva, realizados ainda em Lisboa (1927) no âmbito dos seus estudos artísticos e pertencentes à Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. Pareceu-me pertinente confrontar um trabalho feito a partir “de dentro” com outro desenvolvido a partir “de fora”. A observação de Vieira é “exterior”. Porém, o seu rigor confere aos desenhos uma densidade que nos leva a considerar neles uma inequívoca profundidade emotiva; e a considerar a investigação pictórica que desenvolverá nos anos de 1930 e seguintes (as estruturas espaciais, arquitectónicas e urbanas, a fragmentação da luz, a articulação das unidades de cor), na sequência da atenta observação inicial das estruturas do corpo humano. Em Maria José Oliveira o corpo é mais sentido que visto, sendo representado como entidade inteiramente subjectiva — é o seu próprio corpo como modelo de outros corpos. E há, nas suas representações, uma propositada ambiguidade entre um estado de ruína material e o de uma transmutação espiritual a partir da qual a artista nos conduz para um território de esperança e eterno recomeço.”
João Pinharanda
A exposição Teatro Anatómico é organizada em parceria com a Fundação EDP. Pode ser visitada de 1 de Junho até 17 de Setembro de 2023.