A Casa-Atelier Vieira da Silva apresenta a partir do dia 13 de Junho de 2024 a exposição INSTABILIDADES de Daniel Nave, organizada pela Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva.
INSTABILIDADES
A instalação de Daniel Nave, é uma incursão a territórios devastados pelas guerras onde a ruína, é a marca de locais com história e memória, violentados por um belicismo impiedoso e alheio aos habitantes desses mesmos lugares.
Na origem deste trabalho, estão um conjunto de imagens de caráter documental, que ilustram paisagens urbanas em escombros, remetendo-nos para frames de um story board cinematográfico.
As cidades colapsam, transformando-se em espaços efémeros de ruptura e conflito, mas a vontade de um novo olhar para a reconstrução desse aparente nada, sempre subsiste uma “alma” que permite a revivência.
O plano de instalação, concebido em ambiente de reduzida luminosidade, apresenta-se como uma proposta sinestésica, sustentada entre as obras de arte e a ambiência sonora.
A exposição INSTABILIDADES abre ao público dia 13 de Junho (Vieira da Silva em Festa) e pode ser visitada até 18 de Agosto de 2024, de Terça – Domingo: 10h – 18h, no Alto de S. Francisco nº1, Lisboa (Jardim das Amoreiras). A entrada é livre e deve ser solicitada na receção do Museu na Praça das Amoreiras nº 56, Lisboa.
///////
Daniel Nave (Belmonte, 1955)
Licenciado em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Desenvolve desde os anos 80, trabalhos na área da performance, pintura, cinema experimental e documental.
Expôs ultimamente no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte em Abrantes, na Galeria Filomena Soares Lisboa, Colégio das Artes em Coimbra, Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, Fundação D. Luís I, Cascais e tem apresentado as suas obras na Arco Madrid, Art Cologne, Art Bruxelles, Paris Photo, Artmonte-carlo, Arco Lisboa entre outras.
A sua obra está representada em várias coleções nomeadamente: Caixa Geral de Depósitos, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Belmonte, Coleção Figueiredo Ribeiro, Coleção Armando Martins, Fundação EDP, EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, Fundação Milleniumm, Fundação D.Luís I, Fundação Mário Soares, Fundação Inatel, Fundação Altice Portugal, Fundação Cupertino de Miranda, Instituto António Sérgio, Museu das Artes de Sintra, Metropolitano de Lisboa, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura (IFAP), Fidelidade Mundial Confiança e coleções particulares em Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Estados Unidos.
Daniel Nave é representado pela Galeria Filomena Soares.
INSTAGRAM : @danielnave.studio