A Colecção Paulo de Pitta e Cunha inaugura a 28 de Setembro no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, com o comissariado de Raquel Henriques da Silva e de Rita Maia Gomes.
O espaço disponível para a mostra da Colecção condicionou naturalmente as escolhas realizadas, ainda assim, estarão expostas no Museu 123 obras.
“(…) A constituição de uma colecção de obras de arte raramente resulta de um programa pré-estabelecido. Acontece, simplesmente. É à medida que se desenvolve que se desenha um fio condutor, reflectido na fixação de balizas temporais e na adopção de um critério de escolha dos artistas representados. No caso presente, está-se perante o microcosmos de uma visão panorâmica da arte portuguesa do século passado, e de uma incursão na arte internacional do mesmo período. (…)”.
Paulo de Pitta e Cunha, 2022
A exposição é organizada em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian. Pode ser visitada de 28 de Setembro de 2023 até 21 de Janeiro de 2024.
Imagem: Paula Rego, Os Intrusos 1971, tinta acrílica, guache e papel colado s/ tela, 110 x 119,5 cm. Colecção Paulo de Pitta e Cunha.