Sáb. 25 de Nov. de 2023, às 16h \ Auditório do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva
Ciclo Biblioteca em Fogo #4
Pedro Magalhães apresenta:
FAKE MEMOIRS
de Pedro Magalhães
Com a presença e apresentação de:
Luiza Baldan e do autor.
Fake Memoirs questiona a autenticidade das experiências vividas e da memória através da fotografia analógica. Uma obra a meio caminho entre a realidade e a ficção, adoptando as características de um género literário onde memórias fabricadas são apresentadas como factos, criando assim um imaginário ficcional mas aparentemente real. Uma espécie de autobiografia falsificada que explora a capacidade da imagem fotográfica nos fazer acreditar – ou duvidar – naquilo que vemos e reconhecemos como nosso.
Ficha Técnica:
FAKE MEMOIRS – Pedro Magalhães
Fotografia: Pedro Magalhães
Textos: Susana Lourenço Marques, Samuel Silva
Design gráfico: Duarte Amorim
Editado por: Pedro Magalhães
ISBN: 978-989-33-4182-7
Primeira edição: 500 exemplares
© 2023, Pedro Magalhães
Caixa com 4 volumes de capa mole, 20×30 cm, 212 páginas
3 livros com fotografias a preto e branco (64 páginas cada) + 1 caderno com textos PT/EN (20 páginas)
\ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \
Pedro Magalhães
é artista visual, vive e trabalha no Porto. É licenciado em Engenharia Mecânica (FEUP). A sua prática artística emerge no campo da fotografia, com uma abordagem serial explorando diversas temáticas. O seu trabalho recente abrange e combina vários mídia e explora a interseção de territórios visuais e sonoros, lidando com conceitos como: contracultura; déjà-vu; arquivos; ruído; sobreposições; sinestesia; eco-políticas; aleatoriedade; experimentação e poesia. Tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais, das quais se destacam sem fim, sem nome (CAMPANICE, Porto, 2023); Hidden Track (Solar – Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde, 2021); GIG! (Artes, Porto, 2020); Burning Dinosaur Bones (iN SPITE OF, Porto, 2019); e em exposições colectivas das quais se destacam Warhol, people and things (Casa São Roque Centro de Arte, Porto, 2022); We want electricity (Galeria Pedro Oliveira, Porto, 2021); Estar vivo é o contrário de estar morto (Galeria Municipal do Porto, 2019). Publicou os livros LOW RIDE PLEASURE, 2019 e FAKE MEMOIRS, 2023.
\ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \ \
Ciclo Biblioteca em Fogo
Lançamentos, leituras, conversas
Biblioteca em Fogo – título de uma pintura de Maria Helena Vieira da Silva – é o novo ciclo de lançamentos, leituras e conversas em torno de livros de artista e publicações dedicadas à teoria da imagem, história da arte, estética e filosofia. Este é um espaço onde editoras e autores podem testar novas formas de apresentação e tradução do objeto livro, e revelar obras que poderão constituir um contributo importante para a cultura contemporânea. A biblioteca labiríntica de Vieira da Silva, como a de Jorge Luís Borges, é um lugar de liberdade e actualização crítica onde se retém o fogo da curiosidade, onde encontramos livros infinitos que redefinem e questionam o acto de olhar as coisas – um espaço de abertura e discussão, nunca separado dos desafios do agora.