Carlos Nogueira

sombras de vento. entre águas

Inscrever
08 Mai 21 - 27 Jan 22 Museu

A Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva apresenta sombras de vento. entre águas, exposi­ção individual do artista Carlos Nogueira, com a curadoria de David Revés.

Com um percurso iniciado em 1968, dividido, ao longo dos anos, entre a prática artística e a actividade pedagógica, Carlos Nogueira (1947, Lourenço Marques) tem vindo a desenvolver uma obra multidisciplinar e polissémica que continuamente o tem afirmado como um dos mais relevantes artistas da sua geração. Fortemente preocupado com a natureza do espaço e a sua mensurabilidade, assim como com a matéria, a luz e o Tempo, o trabalho de Carlos Nogueira produz-se num movimento entre o efémero e o permanente, o visível e o invisível, a exaltação da palavra e o silêncio contemplativo, revelando um caminho rumo a uma harmonia cosmológica elemental e a uma certa radicalidade do mundo, da arte e da vida.

Sempre influenciado pelo entorno paisagístico, bem como pelo contexto arquitectónico, artístico­-social e emocional dos lugares que ocupa, em sombras de vento. entre águas Carlos Nogueira apresenta um conjunto de trabalhos desenvolvidos durante 2021 e criados especialmente para o Museu. Nesta exposição são convocados distintos elementos que, retendo ainda a memória e energia da sua anterior utilização como recursos recorrentes no quotidiano, existem num estado de transitoriedade entre matérias e disciplinas artísticas. Funcionando como uma instalação total, à qual o trabalho lumínico atribui densidade cénica e poética, sombras de vento. entre águas activa uma dimensão performativa dos objectos, colocando-os em modo de espera tensional, ou sensualidade latente, completando-se e reactualizando-se pelo movimento dos corpos que ali venham habitar.

carlos-nogueira-1

carlos-nogueira-2

carlos-nogueira-3

carlos-nogueira-4

carlos-nogueira-7

carlos-nogueira-5

carlos-nogueira-6

carlos-nogueira-8

carlos-nogueira-9

Parceiros e apoios
  • republica-portuguesa-cultura
  • cm-lisboa
  • edp-fundacao
  • miragem

Newsletter

Não perca as nossas exposições, eventos e oficinas