PT
ENG
Arpad Szenes: centenário de nascimento
APRESENTAÇÃO PDF
Arpad Szenes: centenário de nascimento
Para assinalar o centenário do nascimento de Arpad Szenes (1897-1985), grande amigo de Portugal, a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva e a Fundação Calouste Gulbenkian (que já havia realizado em 1971 uma retrospectiva da sua obra) uniram-se para condignamente celebrar esta data.
Discreto e silencioso, Arpad só tardiamente viu reconhecido o seu valor. A exposição que agora se realiza, reunindo desenhos e pintura do artista, visa dar o devido reconhecimento a este grande pintor.
O desenho foi para Arpad Szenes, um meio de expressão privilegiado, para o qual revelou, desde muito cedo, uma especial aptidão. Entre os vários temas abordados, destacam-se os auto-retratos, as paisagens e os retratos (tão abundantes aqueles que realizou da mulher) e ainda registos do seu quotidiano; outros desenhos ilustram as importantes séries temáticas que desenvolveu em pintura.
Na sua maioria inéditos, são apresentados 108 desenhos da colecção da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, que cobrem a quase totalidade da sua produção (1910-1980).
A pintura de Arpad está representada nesta exposição por 59 telas, provenientes de vários museus franceses e de colecções particulares de França, Bélgica e Portugal, que cobrem o período entre 1930 e 1981.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO