PT
ENG
Homenagem a Guy Weelen (1919-1999)
Homenagem a Guy Weelen (1919-1999)
Nascido en 1919 em Toulon (e falecido no Porto a 16 de Agosto de 1999), Guy Weelen foi escritor, poeta, desenhador e crítico de arte. Nos anos cinquenta, trabalhou alguns anos com Sonia Delaunay, Poliakoff, Garbell e Hartung, tornando-se mais tarde colaborador e amigo de Vieira da Silva e de Arpad Szenes.
Cinco anos após o primeiro contacto (em 1949), Guy Weelen passou de amigo a colaborador do casal, ocupando-se das suas exposições, catálogos, viagens, encontros e também do inventário das suas obras. O empenho de Guy no estudo e divulgação da obra de Arpad e Vieira ficou também marcado com a sua forte intervenção na criação de um espaço museológico dedicado a estes dois artistas.
A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, a cujo projecto Guy Weelen esteve intimamente ligado desde o momento da sua criação – do percurso museológico até uma estreita colaboração permanente – não podia, assim, deixar de lhe prestar homenagem, apresentando, através de um conjunto de desenhos a preto e branco de sua autoria, uma faceta criativa pouco conhecida, assim como uma selecção de documentos bibliográficos.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO