PT
ENG
Júlio Pomar: desenhos para Guerra e Paz de Tolstoi
Júlio Pomar: desenhos para Guerra e Paz de Tolstoi
Depois de longas conversas, João Lobo Antunes e Júlio Pomar (1926-) haviam decidido que o primeiro escrevesse sobre a obra do pintor, sendo a proposta inicial um prefácio para uma antologia de desenhos.
Conjuntamente, analisaram inúmeros trabalhos até que Pomar se recordou de uns desenhos, executados entre 1955 e 1958, que lhe tinham sido encomendados para ilustrar a Guerra e Paz de Tolstoi.
A solução encontrada foi magnífica, pois os desenhos nunca haviam sido expostos, dando assim aos leitores da edição traduzida por João Gaspar Simões e publicada em folhetins em 1958, acesso inédito a tais ilustrações.
Na realidade, tais desenhos diferem muito das habituais ilustrações, pois mais do que descrever graficamente a obra do escritor, procuram antes interpretá-la de modo inteligente e avaliar, ao longo dos três anos em que foram executados, a evolução do trabalho de Pomar.
É com grande prazer que a Fundação Arpad Szenes–Vieira da Silva exibe, por ocasião da apresentação do livro Júlio Pomar desenhos para a Guerra e Paz de Tolstoi, os 71 desenhos e os seus estudos preparatórios.
As obras expostas pertencem ao acervo da Fundação Júlio Pomar e constituem a primeira manifestação pública desta Instituição.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO