PT
ENG
MANUEL AMADO. PINTURA SEM ÁLIBI
APRESENTAÇÃO PDF
MANUEL AMADO. PINTURA SEM ÁLIBI

Manuel Amado (1938-2019) foi um pintor prolífico com uma obra consistente ao longo de décadas. Formado em arquitectura, manteve sempre actividade de pintor em paralelo e acabou por se dedicar inteiramente à pintura a partir da segunda metade da década de 1980. Os seus trabalhos constituem frequentemente séries temáticas, nas quais a figura humana está ausente ou surge secundária em relação aos espaços representados. As pinturas de Manuel Amado conjugam um apelo contemplativo e uma perturbação latente, como cenários para uma acção desconhecida ou para memórias perdidas, em que a luz desempenha um papel cénico fundamental.

“Pintura sem álibi” é uma expressão de Vitor Silva Tavares no texto que dedicou ao pintor em 1984, no qual destacava “o laborioso ofício” e a qualidade despojada, silenciosa das suas pinturas, que lhe motivaram um fascínio desconcertante.

Esta exposição centra-se nas obras do pintor presentes na colecção do Millennium bcp, que constituem um núcleo muito representativo do trabalho de Manuel Amado ao longo dos anos. Conjuntamente com obras seleccionadas deste núcleo, mostrar-se-ão algumas de colecções particulares.


Mariana Pinto dos Santos

VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO