La poética de Gerardo Rueda y la tradición del arte moderno

Dez anos depois, o IVAM - Institut Valencià d’Art Modern, apresenta novamente a obra de Gerardo Rueda, seleccionada pelos comissários Tomàs Llorens e José Luis Rueda a partir do próprio espólio do instituto mas também da colecção de José Luis Rueda e de algumas colecções privadas.
A diferença em relação à primeira exposição reside na relação que agora se tenta estabelecer entre o trabalho de Gerardo Rueda e a arte moderna do pós-guerra. Assim, nas cinco áreas temáticas que foram estabelecidas, nomeadamente: o espaço; o barroco; a natureza-morta; geometrias musicais; e o branco, encontraremos comparações desse trabalho com trabalhos de Kandinsky, Klee, Torres-García, Vantogerloo, Schwitters, Arp, Kupka e Barnett Newman, entre outros artistas.
Estas obras provieram, mais uma vez, da colecção do IVAM, mas também do Museu Thyssen-Bornemisza, do Centro Pompidou e do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo.