PT
ENG
Conferência de Nikias Skapinakis editada pelos Artistas Unidos
APRESENTAÇÃO PDF
Conferência de Nikias Skapinakis editada pelos Artistas Unidos

Pintura: inactualidade ou perenidade

Nesta conferência, com o sub-título Epsódios do trabalho de um Pintor, Skapinakis (Lisboa, 1931), revê o seu percurso artístico e a problemática da figuração e da abstracção, recolocando os temas da célebre conferência que proferiu, em 1958, na Sociedade Nacional de Belas Artes, intitulada Inactualidade da Arte Moderna.
“... as ameaças de morte têm-se estendido, como se sabe, ao romance, à fotografia, ao cinema, por exemplo, o que me leva a suspeitar que é a própria Cultura que está ameaçada, afinal. De qualquer modo, essa angústia, que julgo latente nos autores contemporâneos levou-me a afirmar que não é possível fazer pintura, hoje, sem a consciência da possibilidade da sua extinção”, Nikias Skapinakis
A sessão de lançamento da brochura terá lugar na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva na segunda-feira, 10 de Maio, pelas 18h, com apresentação da Professora Margarida Acciaiuoli e do realizador Jorge Silva Melo e contará com a presença do Pintor. Segue-se a exibição do filme Nikias Skapinakis: o Teatro dos Outros, de Jorge Silva Melo (2007).
A conferência de Nikias Skapinakis será editada pelos Artistas Unidos em colaboração com o Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa.

10 de Maio
18H00

VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO