PT
ENG
A poética do traço. Conferência
APRESENTAÇÃO PDF
A poética do traço. Conferência

A exposição "A poética do traço, gravuras do Atelier 17”, patente na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva entre 13 Janeiro e 9 de Abril de 2006 é o mote para a conferência que Scarlett Reliquet, comissária da exposição, dará.

O Atelier 17, fundado em 1927 pelo artista (apesar da formação de base ser científica) inglês Stanley William Hayter (1901–1988), deve o seu nome ao estúdio onde funcionava: o número 17 da rua Campagne Première do bairro de Montparnasse, em Paris.
Durante o período em que esteve activo em Paris (1927-1940), apesar do seu ressurgimento em Nova Iorque a partir de 1941, o Atelier tornou-se, para vários artistas, entre os quais Arpad e Vieira, num importante centro de aprendizagem da técnica da gravura, nomeadamente do buril, e ficou para sempre associado ao movimento surrealista.

Tal como o projecto para esta exposição previra, a conferência sobre a Poética do Traço insere-se no conjunto das actividades paralelas planeadas, das quais fazem igualmente parte a projecção do filme de Julian Hayter - The Other Side of the Mirror (1993), sobre a actividade de gravador do seu pai William, e a exposição de algumas publicações de Hayter sobre a gravura daquele período.

16 de Fevereiro de 2006
18h30

Entrada livre

VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO