PT
ENG
Au fil du temps. Percurso fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva
Galerias piso 1
13 Novembro 2008 - 29 Março 2009
Au fil du temps. Percurso fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva
A presente exposição insere-se no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992). Reunindo obras suas, fotografias, documentação e testemunhos de todos aqueles que a conheceram, pessoal ou profissionalmente, esta exposição pretende dar a conhecer uma outra Vieira da Silva, aquela para além da pintora.
A preparação desta exposição remonta a 1993, altura em que a obra e toda a documentação relativa a Vieira da Silva (e Arpad) foi alvo de um intenso e pormenorizado trabalho de inventariação e estudo. Ainda assim, e apesar de inédita, toda esta documentação foi enriquecida com outra cedida pelo Comité Arpad Szenes-Vieira da Silva em Paris e pela Fundação Mário Soares, sem esquecer a importante colaboração de amigos que quiseram prestar o seu contributo.
A isto acresce o contributo da própria Vieira, presente através de excertos e citações da artista, extraídas de livros e entrevistas, que apesar de não gostar, foi concedendo ao longo da vida.
Uma vez que muitos daqueles que conheciam Vieira já não estão entre nós, a exposição é feita também de testemunhos actuais.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO