PT
ENG
Renina Katz. Desenhos e gravuras para o Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles
Galeria piso 0
15 Maio 1997 - 29 Junho 1997
Renina Katz. Desenhos e gravuras para o Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles
No período de exílio no Rio de Janeiro (1940-1947) Arpad e Vieira instalaram-se numa das casas anexas à Pensão Internacional em Santa Tereza, bairro integrado no morro de densa vegetação e debruçado sobre o mar. A pensão tinha como hóspedes vários artistas e intelectuais que se reuniam na “casa amarela”, sob a tónica da música e da poesia, conferindo aos encontros um ambiente culto e sofisticado; os frequentadores mais assíduos dessas reuniões eram os poetas Murillo Mendes e Cecília Meireles.
Esta exposição permitiu-nos homenagear a amizade entre Cecília Meireles e os pintores, por intermédio de uma artista contemporânea -Renina Katz (1925-).
Gravadora de renome, “tomou-se de paixão pelo Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles” e, em 1956 começou a trabalhar na sua ilustração. Ao longo de um ano fez cerca de 300 desenhos como base para gravuras. O projecto foi, porém, arquivado.
Vinte anos mais tarde, cerca de cem desenhos que resistiram ao tempo, foram redescobertos pelo impressor Elsio Motta de São Paulo e recuperados. Desde então têm percorrido o Brasil, sob o patrocínio do coleccionador José Mindlin, sendo expostos nesta ocasião em Lisboa, pela primeira vez.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO