PT
ENG
Louise Nevelson
Galeria piso 0
30 Abril 2000 - 25 Junho 2000
Louise Nevelson
Louise Nevelson (1899-1988), nascida na Ucrânia, é um nome incontornável no universo artístico norte-americano. As suas concepções estéticas e plásticas alargaram as fronteiras da escultura e as suas mãos atribuíram existência espiritual aos materiais que utilizava.

“Sempre quis mostrar ao mundo que a arte está em todo o lado, desde que passe por uma mente criativa. Penso que não existe nada que não possa ser transformado de forma a adquirir uma outra vida. Neste sentido, dei vida a um mundo inteiro, dado que sempre entendi que tudo podia ser usado por mim” afirmou a artista.

Produziu obras majestosas e cintilantes: um mundo mágico que abraça e envolve completamente o observador. E, sem preconceitos, demonstrou como qualquer pedaço de madeira pode ser investido da maior dignidade e integrar um conjunto harmónico, em se perceba a sua importância fundamental: uma espécie de ressurreição.
A artista tornou claro que “se um objecto está no lugar certo, a sua grandeza intensifica-se”, transcendendo a sua própria materialidade.

É pois com o maior orgulho que a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva traz pela primeira vez a Portugal o notável trabalho desta poderosa personalidade que iluminou o universo plástico americano.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO