PT
ENG
Etienne Hajdu: esculturas e desenhos
Galeria piso 0
13 Abril 2001 - 03 Junho 2001
Etienne Hajdu: esculturas e desenhos
Uma grande amizade uniu sempre Etienne Hajdu a Arpad Szenes e a Vieira da Silva, desde 1930, quando o casal frequentava os surrealistas do grupo de jovens Les Amis du Monde, de que Hajdu também fazia parte.
Inserida no ciclo “Amigos de Arpad e Vieira”, a exposição apresenta 11 esculturas e 6 desenhos de grandes dimensões, um conjunto extremamente representativo da obra de Hajdu, escolhido por Luce Hajdu, viúva do artista, e por Patrick Bongers, Director da Galeria Louis Carré & Cie à qual pertencem todas as obras com a excepção de duas esculturas de colecções particulares, uma das quais pertencera a Arpad Szenes e Vieira da Silva.
As esculturas dos mais variados materiais (mármore, ónix, aluminium, ardósia, cobre, bronze) datam de 1942 a 1992 e os desenhos, de grandes dimensões e que incluem 3 estudos para a sua importante série Les Grandes Demoiselles, datam de 1978 a 1981.
O desenho foi um grande suporte na expressão plástica de Etienne, onde o artista ensaiou “o espaço de luz”, como o próprio definiu a sua pesquisa de luz e de sombra. São desenhos de escultor onde a tinta-da-china surge num fundo branco e se percepciona a profundidade.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO