PT
ENG
Pierre Bonnard
Galeria piso 0
11 Julho 2001 - 30 Setembro 2001
Pierre Bonnard
Pierre Bonnard (1867-1947), um dos marcos essenciais da pintura francesa dos séculos XIX e XX, teve uma grande influência na obra de Vieira da Silva e de Arpad Szenes.
A admiração da pintora pela obra de Bonnard data do ano da sua chegada a Paris (1928) quando visitou a exposição da Galerie Bernheim-Jeune. Impressionaram-na especialmente as telas em que figuravam mesas cobertas com toalhas aos quadrados de várias cores. Vieira da Silva utilizou, no entanto, as quadrículas de forma diferente: enquanto Bonnard se serviu delas para rebater o espaço no plano das telas, Vieira criou várias profundidades com os inúmeros quadrados que atravessam as suas composições.
A obra de Bonnard também mereceu o interesse de Arpad Szenes que frequentemente analisou a maneira magistral como o pintor soube captar a luz e trabalhar a cor. Arpad Szenes identificou-se com o seu percurso tão pessoal e intimista, alheio aos múltiplos movimentos que surgiram na primeira metade do século XX.
A obra deste notável criador, a pretexto da ligação a Arpad Szenes e Vieira da Silva, pode agora ser vista pela primeira vez em Portugal. Apesar da reduzida dimensão da exposição (que reúne cerca de 45 trabalhos de Pierre Bonnard onde se incluem óleos, desenhos e litografias) face à monumentalidade da produção do pintor, o conjunto seleccionado permitirá uma leitura abrangente da sua obra.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO