PT
ENG
100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ
Galerias piso 0 e piso 1
27 Setembro 2012 - 27 Janeiro 2013
100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ

100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva apresenta a exposição “100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ”, a inaugurar quinta-feira, 27 de Setembro, às 18H30. Esta exposição reúne obras de artistas portugueses e da CPLP pertencentes ao acervo da Fundação PLMJ. Exposição patente todos os dias (excepto terça-feira e feriados), das 10H00 às 18H00, até 27 de Janeiro de 2013.

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva apresenta “100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ”, uma exposição comemorativa do décimo aniversário desta instituição. Criada pela sociedade de advogados PLMJ – A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados, a Fundação PLMJ é uma instituição do campo da arte contemporânea activa em Portugal e na CPLP.

“100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ” traça uma panorâmica do acervo da Fundação PLMJ, originalmente centrado na arte portuguesa e recentemente também dedicado à arte da CPLP. A exposição culmina uma série de projectos que celebram a actividade da Fundação PLMJ durante a última década. Acompanha a exposição um catálogo que reproduz as obras expostas e outras dos artistas participantes, bem como um ensaio de Miguel Amado, comissário da Fundação PLMJ.

A exposição compõe-se de obras exemplificativas da pluralidade de estéticas que caracteriza a colecção da Fundação PLMJ. Assim, cruzam-se disciplinas históricas, como a pintura e a escultura, com as que exploram novos meios de expressão, como o vídeo. Combinam-se, ainda, tendências que dialogam com as tradições das linguagens artísticas e práticas que analisam a vida social, abordando a esfera política e económica.

A exposição reúne artistas consagrados e emergentes do panorama nacional, focando nomes associados às décadas de 1980, 1990 e 2000 de acordo com a lógica de desenvolvimento do acervo da Fundação PLMJ. De entre os participantes, refiram-se Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, João Louro, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Miguel Palma, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez e Rui Chafes.

A exposição compreende ainda artistas emergentes das cenas artísticas da CPLP, revelando-se a nova vertente do acervo da Fundação PLMJ, pioneiro neste domínio tanto em Portugal como no estrangeiro. De entre os participantes, destacam-se Celestino Mudaulane, Jorge Días, Kiluanji Kia Henda, Rosana Ricalde e Yonamine.

VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO