PT
ENG
ESCRITA ÍNTIMA | MUSEU NACIONAL MACHADO DE CASTRO
Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
17 Julho 2015 - 17 Setembro 2015
ESCRITA ÍNTIMA | MUSEU NACIONAL MACHADO DE CASTRO

Escrita íntima insere-se na programação do 7º Festival das Artes, organizado pela Fundação Inês de Castro, em Coimbra. A exposição reúne uma selecção de obras de ambos, em torno da correspondência trocada entre Arpad e Maria Helena. São na sua maioria desenhos, testemunhos e retratos um do outro e da sua intimidade, rastos de um enamoramento que passava da vida para a obra. Muitos destes trabalhos não tinham por objectivo o espaço público, eram cartas de amor gráficas, registos de afectos que não encontravam melhor sujeito para o estudo que o ser amado.

Neste sentido apresentamos uma série de obras pouco conhecidas, maioritariamente sobre papel e de pequenas dimensões, da colecção da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva. Registos que são também uma escrita íntima e que complementam a correspondência entre os dois artistas.

Vieira da Silva era portuguesa e Arpad Szenes húngaro. As cartas que acompanham a exposição, escritas num francês, estrangeirado, revelam uma linguagem peculiar, com códigos e léxicos próprios. São documentos com um valor biográfico significativo que favorecem o conhecimento da personalidade de ambos e que ajudam à compreensão da produção artística, aqui apresentada.

Com curadoria de Marina Bairrão Ruivo, directora do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, a exposição inaugura no dia 17 de Julho, às 19h00, na sala de exposições temporárias do Museu Machado de Castro, e estará em Coimbra até dia 17 de Setembro. Simultaneamente, na Capela do Tesoureiro, estarão expostas quatro importantes pinturas de Vieira da Silva, de 17 a 27 de Julho.
Exposição produzida em parceria com a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, a Fundação Inês de Castro e o Museu Nacional Machado de Castro.

Press Release

Clipping [digital] - selecção 
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO