PT
ENG
VIEIRA DA SILVA & ARPAD SZENES NA COLECÇÃO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO
Sala de exposições temporárias
07 Outubro 2021 - 16 Janeiro 2022
VIEIRA DA SILVA & ARPAD SZENES NA COLECÇÃO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

A partir de 7 de outubro pode ver no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva a mostra Vieira da Silva e Arpad Szenes na Colecção Fundação Ilídio Pinho, um conjunto de obras dos dois artistas que integrou a exposição Irradiação Vieira – obras da coleção Fundação Ilídio Pinho, encerrada a 26 de setembro de 2021.

 

Isabel Carlos assinala este conjunto de obras de Vieira da Silva como representativo das grandes linhas temáticas e expressivas que atravessam o universo artístico da pintora: as bibliotecas, as cidades, os azulejos, os labirintos, as tramas e teias e, de um modo mais lato, o espaço, a luz e a perspectiva.

 

Que esta colecção privada tenha também obras de Arpad Szenes é a confirmação da atenção e conhecimento da história de arte e de vida deste casal de artistas por parte do coleccionador e de quem o aconselhou.

 

Cronologicamente a primeira obra, de Vieira da Silva, é Sem titulo, de 1941- ano em que o casal estava a viver no Rio de Janeiro, a fugir da Guerra -, mas é o período entre 1948 e 1965, um dos mais criativos e produtivos de Vieira da Silva, que se encontra representado nesta colecção privada.

 

A exposição pode ser visitada até 16 de Janeiro de 2022.

VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO