PT
ENG
MANUEL CASIMIRO. DA HISTÓRIA DAS IMAGENS
17 Janeiro 2019 - 17 Março 2019
MANUEL CASIMIRO. DA HISTÓRIA DAS IMAGENS

Da história das imagens

Manuel Casimiro

 

Da história das imagens, exposição de Manuel Casimiro, chega às salas de exposições temporárias do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva a 17 de Janeiro de 2019 e pode ser visitada até 17 de Março.

 

Com curadoria de Isabel Lopes Gomes, a exposição reúne cerca de 100 obras em torno da imagem fotográfica, que o artista tem vindo a desenvolver desde os anos 70. Esta é uma oportunidade para conhecer outra faceta da obra de Manuel Casimiro, artista que explora várias expressões e vários media, como a escultura, pintura, desenho, instalação, filme e fotografia.

Em 1986, a convite do Museu de Beaux-Arts de Nice, Casimiro participou na mostra Peindre Photographier, a par de artistas que também usam a fotografia como médium, como Robert Rauschenberg, Annette Messager e Christian Boltanski. Em Portugal, o reconhecimento do seu contributo está ainda por fazer, embora as suas mais importantes séries fotográficas tenham sido realizadas entre 1972 e 1988, constituindo um corpo de trabalho indispensável à compreensão da Arte Portuguesa deste período no que concerne à utilização do médium fotográfico pelos artistas portugueses.

 

Destacam-se as séries A Cidade (1972); Projecto Praia da Luz (1974); Projecto do Porto de Nice (1976); Auto-Retratos (realizados desde 1977, nomeadamente a série Moi, je n’existe pas); Le Cauchemar, de 1980 e Vénus e o Amor, de 1988). Será ainda apresentada a obra Quilleboeuf à l’embouchure de la Seine de Turner, de 1981-1982, da Colecção de Serralves, que constitui um momento singular no percurso de Manuel Casimiro e na relação que a arte portuguesa desse período formulou para com o uso da imagem e que evidencia questões fundamentais no novo modo de a usar, como a serialidade, a relação com o cinematográfico, a inscrição do reprodutivo e a estética apropriacionista.

 

Durante a exposição será exibido um filme dedicado à obra de Manuel Casimiro, com realização de Isabel Lopes Gomes. O filme conta com depoimentos do próprio artista e de escritores, filósofos, historiadores e críticos de arte, entre eles: Michel Butor, Vincent Descombes, Jonathan Dronsfield, Raphael Monticelli e Bernardo Pinto de Almeida.

Será ainda apresentado um livro com textos de Isabel Lopes Gomes e António Cerveira Pinto, com obras do artista realizadas nas décadas de 1970 e 1980.

 

VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO