PT
ENG
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva: 20 anos
Galerias Piso 1
30 Outubro 2014 - 25 Janeiro 2015
Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva: 20 anos

No dia 30 de Outubro de 2014 inaugura a exposição comemorativa do 20.º aniversário da abertura ao público da Sede e Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS).

Esta mostra, que assinala também o 25.º aniversário da FASVS, evoca as suas mais importantes actividades no âmbito do estudo e divulgação da obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, bem como de outros artistas e intelectuais, nacionais ou estrangeiros, cujos trabalhos sejam considerados relevantes para o entendimento da história da arte e da produção artística contemporânea. Assim, através de obras de arte, de depoimentos de artistas, curadores e outros colaboradores, de artigos de imprensa, de fotografias e outra documentação, são revisitadas as inúmeras exposições organizadas pela FASVS em Portugal e no estrangeiro entre 1994 e 2014, bem como outras actividades paralelas promovidas por esta instituição, como a atribuição de prémios, lançamento de edições, organização de conferências, entre outras.

Organizada cronologicamente, a exposição visa dar aos visitantes elementos para se fazer um balanço das duas décadas de actividade pública da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, ao longo das quais foi essencial o trabalho da sua equipa, a colaboração com diversas instituições de prestígio, nacionais e internacionais (museus, galerias, fundações), e o importante apoio de artistas, coleccionadores, curadores, técnicos e mecenas nacionais e estrangeiros.

«Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva: 20 Anos» contará com um catálogo ilustrado que integra documentação vária relativa às suas actividades, entre a qual fotografias, artigos de imprensa e depoimentos.

As comemorações do 20.º Aniversário da abertura do Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva ao público prolongar-se-ão durante um ano com um programa que inclui a organização de conferências, a apresentação de filmes e outras iniciativas que serão atempadamente divulgadas.

Concebida ainda em vida da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) e instituída por Decreto-Lei em 10 de Maio de 1990, a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva foi criada para garantir a existência de um espaço, em Portugal, onde o público pudesse contactar permanentemente com a obra dos dois pintores. Para além disso, foi intenção de Vieira da Silva legar aos portugueses um espaço de investigação aberto ao público, desejo cumprido através da actividade do Centro de Documentação e Investigação da FASVS, e que, para além de desenvolver pesquisas internamente, tem acolhido inúmeros investigadores externos, portugueses e estrangeiros. Mais recentemente a FASVS inaugurou um novo espaço – a antiga casa e atelier de Vieira da Silva em Lisboa (Casa-Atelier Vieira da Silva) – cujo programa engloba a realização de exposições e conferências, acolhimento de actividades propostas pela comunidade e residências para artistas e investigadores.
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO