PT
ENG
Conversas Com Eles
Conversas Com Eles

13 Maio 2015 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Anabela Mota Ribeiro
Formada em Filosofia, Anabela Mota Ribeiro é jornalista sendo a entrevista o género a que mais se dedica. Colaborou com diversos jornais e revistas, escrevendo actualmente para o Público e Jornal de Negócios, e foi também autora e apresentadora de programas de televisão e rádio.


11 Março
 2015 18h30

Encontro na Fundação MillenniumBCP

R
aquel Henriques da Silva

Curadora da exposição Pintura Modernista. Colecção Millennium bcp



11 Fevereiro 2015
 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Vasco Araújo
Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1994-99), Vasco Araújo complementa a sua formação inicial com o Curso Avançado em Artes Plásticas da Maumaus, Escola de Artes Plásticas e Fotografia (1999-2000). Em 2002, realiza a sua primeira exposição individual, na Galeria César (actual Filomena Soares), em Lisboa, participando, desde 1999, em várias exposições colectivas, nacionais e internacionais. 

António Homem
Curador da exposição SONNABEND | Paris – New York (FASVS, Fevereiro – Maio 2015) e director da Galeria Sonnabend em Nova Iorque. 



14 Janeiro 2015
 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Filipa Oliveira
Nasceu em Lisboa, em 1974, tem um mestrado em História de Arte Contemporânea do Goldsmiths College em Londres. Recentemente, foi curadora convidada do Projeto Satélite no Jeu de Paume (Paris). Comissariou, entre outras, as seguintes exposições: "Guardi: A Arte da Memória”, CCB, Lisboa (2003); "Sete Artistas ao Décimo Mês”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2008); um projecto curatorial com Miguel Amado para a Frieze Art fair 2009 denominado Impossible Exchange assim como uma exposição antológica da Helena Almeida no Kettle's Yard em Cambridge intitulada "Inside Me”. Ainda com Miguel Amado comissariou The Unsurpassable Horizon, No Soul for Sale – A Festival of Independents, na Tate Modern em Londres.

 

11 Dezembro 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Eduardo Salavisa
Nasceu em Lisboa onde vive e trabalha. Andou pela Escola de Belas Artes de Lisboa onde se licenciou em Design de Equipamento por volta de 1980. Trabalhou em Design Industrial, concebendo algumas peças que depois eram produzidas, em reduzido número, e comercializadas. As que lhe deram mais gozo foram uns brinquedos de madeira. Fez algumas exposições, de pintura e de desenho, sendo sobretudo o desenho que o interessa pelo seu carácter experimental e por ser mais um processo que um resultado. Por esta razão começou a interessar-se pelos Diários de Viagem, ou Gráficos, pelo registo sistemático do quotidiano, pelo seu carácter lúdico e simultaneamente didáctico. É professor no ensino secundário na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Além de fazer o seu próprio Diário, não só em viagem mas quotidianamente, estuda os de outros autores, utilizando-os nas suas aulas e nas de outros professores.

 

26 Novembro 2014  18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Catarina Botelho
Catarina Botelho é artista plástica a viver e trabalhar em Lisboa. Licencia-se em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2004 e posteriormente realiza vários cursos de especialização em fotografia. Para além da sua actividade enquanto artista trabalha como fotografa free lancer e colabora regulamente com instituições ligadas à arte contemporânea, realizando ateliers e workshops.

 

13 Novembro 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Ana Vidigal
Nasceu em Lisboa, em 1960. Pintora, termina o Curso de Pintura da ESBAL, em 1984. Expõe individual e colectivamente desde 1981, em Portugal e no estrangeiro. Bolseira da FCG entre 1985-1987, fez um estágio de Gravura em Metal com Bartolomeu Cid, Casa das Artes de Tavira (1989). Pintora residente do Museu de Arte Contemporânea – Fortaleza de São Tiago, Funchal (1998/1999). Em 1995 e em 2002 foi convidada pelo Metropolitano de Lisboa para criar painéis de azulejos para as estações de Alvalade e Alfornelos. Em 1997, a convite do Instituto Português do Património Arquitectónico, e integrada no projecto “Um Artista, um Monumento”, criou uma chávena em porcelana. Ilustrou o livro de poemas infantis “Como quem diz”, de António Torrado, publicado pela Assírio e Alvim, em 2005. Residência Ifitry Marrocos 2013. A sua obra encontra-se representada em inúmeras colecções públicas e privadas.

 

9 Outubro 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Abraham Hurtado
Abraham é um dos primeiros artistas em residência na Casa-Atelier Vieira da Silva, onde está a desenvolver com Vania  Rovisco e Jochen Arbeit uma vídeo performance instalação.Esta conversa é uma oportunidade para ouvir mais sobre o trabalho que está a ser desenvolvido nesta residência artística, bem como sobre o trabalho individual de um performer e artista visual. Abraham Hurtado tem colaborado com diversos artistas internacionais nas áreas da dança e do teatro. No seu trabalho explora as noções de presença e espaço, a multiplicidade de contextos e de públicos e como estes intervém na percepção-recepção do trabalho proposto. Juntamente com Vânia Rovisco e Jochen Arbeit, Abraham é um dos fundadores da plataforma Aadk em Berlim, um projecto curatorial que convida artistas nas áreas da performance, instalação, música, literatura, vídeo arte,… e que tem apresentado trabalho por todo o mundo. Desde 2012 é também Director Artístico do Centro Negra, espaço de investigação e criação contemporânea em Blanca, Murcia, Espanha. (Mais informações emwww.fakelessproject.comwww.aadk.es).

O resultado da residência será apresentado a 7 e 8 Outubro, 18h-21h na Casa-Atelier e na inauguração da exposição temporária no Museu, no dia 30 de Outubro a partir das 19:30.


11 Setembro 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Maestrina Joana Carneiro
Nascida em Lisboa, Joana Carneiro formou-se em Direcção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra. Concluiu o seu Mestrado em Direcção de Orquestra pela Universidade de Northwestern e prosseguiu estudos de doutoramento na Universidade de Michigan. Recebeu o prémio Helen M. Thompson 2010, da League of American Orchestras  American Symphony Orchestra League, destinado a reconhecer directores musicais com potencial extraordinário. Recebeu, em Julho de 2010, o prémio D. Antónia Adelaide Ferreira e, em Novembro de 2010, o prémio Amália de Música Erudita. Em Março de 2004, Joana Carneiro foi agraciada com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
Actualmente é Directora Musical da Sinfónica de Berkeley em 2009. Em Portugal, é Maestrina Titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Teatro Nacional de São Carlos; Maestrina Convidada da Orquestra Gulbenkian e Directora Artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra (Orquestra de Jovens) da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

7 Agosto 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Vivoeusebio
Como se forma um colectivo de design e quais os desafios a enfrentar?

Vivóeusébio é um colectivo de design fundado em 2006 e sediado em Lisboa e Londres. Tem desenvolvido projectos nas mais diversas áreas do Design de Comunicação, com especial incidência na área editorial e print design - livros, revistas, posters, flyers, etc.
www.vivoeusebio.com
Esta conversa pretende ser um momento informal de partilha de experiências profissionais e discussão de ideias.



10 Julho 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

António Pereira
Quais os desafios de montar uma exposição e de manter um museu e as suas obras? António Pereira foi ajudante, motorista e cozinheiro de Vieira da Silva em Paris. Veio para Lisboa para trabalhar na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva e hoje é o responsável pela montagem das exposições e pela manutenção do espaços do museu.

Esta conversa pretende ser um momento informal de partilha de experiências profissionais e discussão de ideias.



22 Maio 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

João Pinharanda
João Pinharanda é programador cultural da Fundação EDP e comissário da exposição de Cruz Filipe Ficções. Luz do Ártico na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (23 Abril – 19 Junho).

 

10 Abril 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva
António Gomes de Pinho

Quais os desafios e oportunidades na gestão de um museu? Esta conversa pretende ser um momento informal de partilha de experiências profissionais e discussão de ideias sobre museus e públicos jovens. António Gomes de Pinho é Presidente do Conselho de Administração da FASVS.



13 Março 2014 18h30
Casa-Atelier Vieira da Silva

Vânia Rovisco
Uma oportunidade de conhecer o trabalho, percursos e experiências da artista. Vânia Rovisco esteve integrada na companhia Meg Stuart/Damaged Goods entre 2001 e 2007. Iniciou o seu próprio percurso em 2006, colocando o corpo no contexto da galeria de arte e frequentemente dá formação e faz direcção de movimento para peças. Vânia é co-fundadora da plataforma Aktuelle Arquitektur der Kultur, AADK, existente na Alemanha, Espanha e Portugal. Em Lisboa, administra em conjunto com a Máquina Agradável a residência artística Demimonde.

 

27 Fevereiro 2014 18h
Casa-Atelier Vieira da Silva

Yonamine e Sofia Pidwell
Uma oportunidade de conhecer o trabalho, percursos e experiências dos dois artistas que trabalharam juntos as mesmas telas agora em exposição na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.

Mais informação sobre os artistas em www.yonamine.org / www.sofiapidwell.com.
VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO