PT
ENG
FAZ Futuro | Colectivo de Jovens do Museu

O FAZ Futuro é um grupo de jovens (15-30 anos) com diferentes percursos e de diversas áreas, cujo interesse comum é estarem envolvidos na programação do museu. O grupo é aberto a novos membros e o envolvimento de cada um é flexível. Veja o vídeo de testemunhos que os jovens do colectivo filmaram e conheça melhor o projecto FAZ Futuro.


O projecto pretende apoiar e dar oportunidades a jovens para que possam:

      - Trabalhar em colaboração com artistas, designers, arquitectos, ilustradores, fotógrafos, realizadores de cinema;

      - Conhecer profissionais altamente qualificados, dentro e fora do sector cultural, em contextos de conversa informal, permitindo-lhes perceber as particularidades das diferentes carreiras;

      - Desenvolver não só competências artísticas mas também competências práticas de organização, comunicação e empreendedorismo;

      - Participar na programação do Museu, planear e organizar actividades e eventos que abram o museu a públicos jovens e desenvolver redes sociais, blogs, apps, etc.

No âmbito do projecto acontecem regularmente:

      - Conversas com Eles, encontros informais 
na Casa-Atelier Vieira da Silva, com convidados de diversas áreas, de modo a dar a conhecer o seu trabalho, percursos e experiências profissionais.
Aberto a todos os interessados.
Conheça aqui com quem já conversámos.

      - Conversas Connosco, encontros entre os membros do FAZ Futuro | Colectivo de Jovens do Museu com os visitantes da Fundação para visitas breves a obras da colecção do Museu ou a exposições temporárias. Tendo como ponto de partida as perspectivas e interesses pessoais dos jovens que orientam as visitas, as “Conversas” têm entrada livre e são abertas ao público em geral.
As “Conversas Connosco” têm encontro no Museu, em eventos especiais da Fundação e duram aproximadamente 25-30 minutos.
Aqui pode ficar a saber sobre o que já conversámos. 

      - Conversas no Atelier, encontros com artistas nos seus locais de trabalho - os seus ateliers, para dar a conhecer ao Colectivo ambientes e normas de trabalho, assim como motivar o diálogo com os artistas na sua zona de conforto e de inspiração.
Veja aqui alguns dos ateliers visitados.

      - Co-organização e promoção de eventos, de eventos de cariz científico a outros mais informais, o FAZ Futuro tem organizado, autonomamente ou em parceria com o Museu, iniciativas variadas. 
Consulte o histórico desses eventos aqui.

      - Reuniões do grupo, para co-programação e preparação de actividades e eventos na Fundação.

A programação do FAZ Futuro é apoiada pela Fundação Millenium BCP. 

Notas:

A participação é gratuita, os membros do grupo podem vir de qualquer área de estudo, não precisam de ter escolaridade obrigatória, nem de estar a estudar ou a trabalhar.
O projecto está ainda numa fase inicial, por isso a regularidade das reuniões e o nível de envolvimento de cada um podem ainda ser discutidos.

Para mais informações sobre o projecto, contactar:
Inês Eva
Email: fasvs@fasvs.pt

  3be6c36e497cdfbcd63f1cb1ed5bef7e_100_100_2  FAZ Futuro

*Casa-Atelier Vieira da Silva
Alto de São Francisco, nº 3, Lisboa (junto à Praça das Amoreiras)
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO