PT
ENG
Programação para Jovens dos 15 aos 25 anos

FAZ 15-25
COLECTIVO DE JOVENS DA FASVS

FAZ 15-25 é um grupo de jovens (15-25 anos) com diferentes percursos e de diversas áreas, cujo interesse comum é estarem envolvidos na programação do museu.
O grupo é aberto a novos membros e o envolvimento de cada um é flexível.

O projecto pretende apoiar e dar oportunidades a jovens para que possam:

      - Trabalhar em colaboração com artistas, designers, arquitectos, ilustradores, fotógrafos, realizadores de cinema,..;

      - Conhecer profissionais altamente qualificados, dentro e fora do sector cultural, em contextos de conversa informal, permitindo-lhes perceber as particularidades das diferentes carreiras;

      - Desenvolver não só competências artísticas mas também competências práticas de organização, comunicação e empreendedorismo;

      - Participar na programação da FASVS, planear e organizar actividades e eventos que abram o museu a públicos jovens e desenvolver redes sociais, blogs, apps, etc.

No âmbito do projecto acontecem regularmente:

      - “Conversas com Eles”: Encontros informais com convidados de diversas áreas, de modo a dar a conhecer o seu trabalho, percursos e experiências profissionais. Aberto a todos os interessados entre os 15-25 anos;
(Encontro na Casa-Atelier*)
     
      - “Conversas Connosco”:
Encontros entre os membros do FAZ 15-25 Colectivo de Jovens do Museu com os visitantes da FASVS para visitas breves a obras da colecção do Museu ou a exposições temporárias. Tendo como ponto de partida as perspectivas e interesses pessoais dos jovens que orientam as visitas, as “Conversas” têm entrada livre e são abertas ao público em geral.
As “Conversas Connosco” acontecem às 5ª feiras (ver datas abaixo) e em eventos especiais do Museu.
Duração 20-25 min.
(Encontro no Museu)
     
      - Reuniões do grupo para co-programação e preparação de actividades e eventos na FASVS.

A programação do FAZ 15-25 é apoiada pela Fundação Millenium BCP. 




DATAS DOS PRÓXIMOS EVENTOS E REUNIÕES:


NOVEMBRO

26 Novembro

17h
Conversa Connosco

“20 anos da FASVS”,  por Pedro Osório

Público geral.

18h30 - 20h30

Conversa Com Eles: Catarina Botelho 

Catarina Botelho é artista plástica a viver e trabalhar em Lisboa. Licencia-se em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2004 e posteriormente realiza vários cursos de especialização em fotografia. Para além da sua actividade enquanto artista trabalha como fotografa free lancer e colabora regulamente com instituições ligadas à arte contemporânea, realizando ateliers e workshops.
 

! Público dos 15-25 anos!

(Casa-Atelier Vieira da Silva)

 

30 Novembro

15h - 17h
Debate 

“Museus Hoje e Amanhã: Qual o Lugar dos Jovens?: debate moderado pelo FAZ 15-25, colectivo de jovens do Museu. 

Apresentação do vídeo do colectivo e da app do Museu.

 

DEZEMBRO 


11 Dezembro
 

17h
Conversa Connosco

"Os ateliers de Vieira", por Teresa Costa e Teresa Pinheiro. 

Público geral.

 
18h30 - 20h30

Conversas com Eles: Eduardo Salavisa 

Nasceu em Lisboa onde vive e trabalha. Andou pela Escola de Belas Artes de Lisboa onde se licenciou em Design de Equipamento por volta de 1980. Trabalhou em Design Industrial, concebendo algumas peças que depois eram produzidas, em reduzido número, e comercializadas. As que lhe deram mais gozo foram uns brinquedos de madeira. Fez algumas exposições, de pintura e de desenho, sendo sobretudo o desenho que o interessa pelo seu carácter experimental e por ser mais um processo que um resultado. Por esta razão começou a interessar-se pelos Diários de Viagem, ou Gráficos, pelo registo sistemático do quotidiano, pelo seu carácter lúdico e simultaneamente didáctico. É professor no ensino secundário na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Além de fazer o seu próprio Diário, não só em viagem mas quotidianamente, estuda os de outros autores, utilizando-os nas suas aulas e nas de outros professores


! Público dos 15-25 anos!

(Casa-Atelier Vieira da Silva)


 

Notas:
A participação é gratuita, os membros do grupo podem vir de qualquer área de estudo, não precisam de ter escolaridade obrigatória, nem de estar a estudar ou a trabalhar.
O projecto está ainda numa fase inicial, por isso a regularidade das reuniões e o nível de envolvimento de cada um podem ainda ser discutidos.

Para mais informações sobre o projecto, contactar:
Filipa Alves de Sousa
Email: filipaasousa@fasvs.pt

ícone FB

*Casa-Atelier Vieira da Silva
Alto de São Francisco, nº 3, Lisboa (junto à Praça das Amoreiras)

© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO