PT
ENG
Eduardo LUÍZ
Eduardo LUÍZ

Braga, 16 de Julho de 1932 – Paris, 30 de Abril de 1988
 

Foi com o pai, o escultor Joaquim Fernandes Gomes, que Eduardo Luiz Teles Fernandes Gomes se iniciou no desenho e só mais tarde, entre 1943 e 1946 é que frequentou a Escola de Artes Decorativas do Porto, para depois, optando pela pintura, ingressar na Escola de Belas-Artes. No início de carreira, Eduardo Luiz interessou-se também pela dança, música e cenografia, tendo inclusivamente chegado a produzir cenários teatrais para o Teatro Universitário e para o Teatro Experimental do Porto.

Em 1958 Eduardo Luiz parte com bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para Paris, onde alcançou grande sucesso, que se manifesta nos vários países em que expôs (Brasil, em Espanha, em Itália e na Bélgica), e nas variadas colecções de arte em que está representado. Aí fica radicado até ao fim da vida embora em 1971 se mude para Les Vaux, perto de Yèvre-le-Châtel onde também Vieira da Silva e Arpad Szenes tinham residência.

Em vida Eduardo Luiz foi reconhecido com  o prémio Jovem Pintura da Galeria de Março em 1953 e condecorado com a Cruz de Santiago e Espada em 1983.

Em 1990 a Fundação Calouste Gulbenkian organiza uma importante exposição da obra do artista.

VOLTAR
© Copyright FASVS 2010 | Design by MOZO